O IPEG - Instituto Paulista de Excelência da Gestão – é uma organização de direito privado e sem finalidade de lucro, fundada em 2001, com o propósito de promover a melhoria da gestão das organizações públicas e privadas do Estado de São Paulo.

A qualidade em gestão, em todos os níveis, tornou-se uma condição obrigatória para as organizações que buscam competitividade e a garantia de perpetuidade das suas operações. Alinhado com essa necessidade das organizações paulistas, o IPEG instituiu o PPQG – Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão – que se apresenta como uma oportunidade para as organizações aplicarem critérios de avaliação em seu sistema de gestão e alavancar a excelência em seus produtos e serviços.

O PPQG foi instituído oficialmente pela Lei Estadual nº. 11.594, de 8 de dezembro de 2003, e é conferido anualmente às organizações paulistas, públicas e privadas, que apresentam os melhores sistemas e práticas de gestão. 

O Prêmio é um reconhecimento anual às organizações paulistas que possuem os melhores sistemas de gestão e resultados, avaliados por uma Banca Examinadora voluntária e independente, utilizando critérios reconhecidos com o que há de mais avançado em gestão organizacional, alinhados com a Fundação Nacional da Qualidade.

Além de conduzir todo o processo para a realização do PPQG e atividades relacionadas à premiação, o IPEG oferece cursos abertos e in company de capacitação, sobre técnicas e práticas de gestão bem-sucedidas. Outras atividades desenvolvidas pelo IPEG englobam: a produção de publicações para disseminar os Critérios de Excelência e incentivar as empresas a se candidatarem ao Prêmio Nacional da Qualidade; a representação das Organizações do Estado de São Paulo nos fóruns sobre programas de desenvolvimento sustentado e o apoio a premiações regionais e setoriais.

Missão
“Contribuir com as organizações públicas e privadas que atuam em São Paulo na jornada para a excelência da gestão, promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o desenvolvimento sustentável das organizações e o aumento da competitividade do Estado e do País”.

Visão
“Ser reconhecido nacionalmente pela excelência dos serviços prestados, disseminação do conhecimento sobre gestão organizacional e contribuição para a melhoria do desempenho das organizações”.

Valores
Integridade Pilar de base da instituição, a atitude ética perante as partes interessadas é fundamental para a preservação da credibilidade conquistada.

Pioneirismo
A inovação tecnológica e o compartilhamento do conhecimento em gestão sustentam a posição de vanguarda da organização.

Excelência
Entendemos que a legitimação das convicções decorre da aplicação dos fundamentos da excelência nas atividades da organização.

Ganho
A perpetuidade da Instituição depende da percepção do valor dos serviços prestados às partes interessadas.

Baixe aqui a apresentação institucional do IPEG 

Baixe aqui a apresentação institucional do IPEG versão light 

Curta o

IPEG