O caminho eficaz para sistematicamente ganhar mais competitividade e sustentabilidade por meio da gestão.

 

Modelo, Metodologia e Gente.


O que é?

Um programa prático e eficaz de educação e melhoria da gestão empresarial em níveis de excelência para aumento da competitividade e sustentabilidade por meio de workshops participativos, com certificação. O IPEG acompanha sua empresa desde o início e certifica o seu processo de melhoria.

Para que serve?

Visa a tornar sua empresa muito mais competitiva e sustentável por meio de ajustes pontuais no seu sistema de gestão. Os ajustes são definidos em workshops participativos de curta duração, balizados por critérios de excelência do nível desejado. Ao final de cada jornada, a certificação do nível é obtida.


Como funciona

1. Escolha da Jornada

A organização escolhe o nível dos Critérios de Excelência que deseja usar como guia na sua primeira Jornada. São eles: 

  • Primeiros Passos para a Excelência - Modelo de 125 pontos
  • Compromisso com a excelência - Modelo de 250 pontos
  • Rumo à Excelência - Modelo de 500 pontos
  • Avanços para a Excelência - Modelo de 750 pontos

Os instrutores do IPEG ajudam a fazer a melhor escolha de acordo com o nível percebido de maturidade da gestão.

Terminada uma Jornada, a organização pode reiniciar uma nova, num nível mais alto.


2. Módulo I Diagnóstico participativo

O IPEG prepara e conduz um workshop de diagnóstico participativo utilizando o guia escolhido apoiado pela metodologia MEGplan®  e software especialista. Inclui:

  • Planejamento pré-workshop, de um dia, com o representante da organização para mapear seu  perfil e listar indicadores existentes e recomendados;
  • Treinamento pré-workshop, de 2h30min, na metodologia, com os participantes e convidados;
  • Workshop de Autoavaliação participativa, com até 24 participantes, conduzido por instrutores IPEG;
  • Apresentação do Resumo Executivo, de 1h30, para Direção e convidados, com a pontuação alcançada, as principais lacunas sistêmicas e as áreas da gestão com maior perda de pontos;


3. Módulo II Planos de Ação

O IPEG conduz workshops participativos para construir planos de ação enxutos para tratar as principais lacunas diagnosticadas e acompanhar a implementação desses planos. Inclui:

  • Workshop de priorização e elaboração de Planos de ação, de 2 a 3 dias de duração, com facilitadores selecionados pela organização e o Instrutor IPEG.
  • Workshop de monitoramento de Planos de ação, de 1 a 2 dias de duração, com os facilitadores e convidados, com entrega de parecer pelo Instrutor IPEG. Trata-se de um controle externo para assegurar que as melhorias planejadas sejam de fato implementadas.


4. Módulo III Certificação

O IPEG designa um membro sênior da Banca Examinadora do PPQG para realizar uma auditoria da Jornada a fim de verificar a qualidade do diagnóstico, dos Planos de ação e de sua execução. Inclui:

  • Auditoria da autoavaliação que foi registrada no software, por meio de entrevistas com gestores;
  • Auditoria do estágio de andamento ou conclusão dos Planos de Ação referentes ao diagnóstico;
  • Emissão de parecer recomendando ou não a Certificação. No caso de não recomendar, é definido um prazo para uma nova auditoria. No caso recomendar, a organização recebe sua Placa e pode optar por inscrever-se no próximo ciclo do PPQG, indo direto para etapa de visita, sem necessidade de submeter um Relatório da Gestão.

 

Download Apresentação Jornada da Excelência IPEG

Curta o

IPEG